quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Como lidar com os clientes “instáveis”.

Vejo em muitos fóruns, sites e blogs, redes sociais como um todo, comentários e até mesmo matérias falando das situações onde os clientes mudam tudo a todo momento, sem querer acrescentar recursos financeiros.


Isso é muito comum mesmo, é claro que durante o processo de criação testes são fundamentais, as alterações e ajustes para que se tenha um produto final ótimo de qualidade e que atinja o objetivo. Mas existe um limite.

Vou passar para vocês, um pouco da minha experiência com essas situações.

A única maneira de diminuir todo esse "stress" ainda é o dialogo, converse muito com seu cliente, faça todas as perguntas necessárias e esclareça à ele que esta etapa do questionamento do projeto e muito importante, essencial para o bom andamento do trabalho na sequência.

Desenvolva um contrato muito bem detalhado, se possível entregue para algum conhecido que entenda de leis revisar, onde possa constar as assinaturas sua e de seu cliente, faça-o ler para que tudo fique claro. Cite um limite de alterações onde caso se exceda, adicionais financeiros serão acrescentados no custo total do trabalho, isso ira inibir as atitudes exageradas de alguns clientes que não respeitam o processo de desenvolvimento e nem explore o prestador de serviço. Isto evitara situações de problemas graves para que não se torne pessoal principalmente! 

Por mais que seu cliente seja de personalidade difícil, sempre tenha uma relação muito profissional mais com uma "pitada" de simpatia e irreverência, isso ajudara em um bom nível de comunicação, segurança, onde todas as ideias, pontos positivos e negativos poderão ser levantados e discutidos por ambas as partas sem criar um clima chato e pesado de se trabalhar.


Quando você é contratado para algum projeto, sua profissionalismo esta em jogo, você foi escolhido para desenvolver este trabalho, é porque confiança e credibilidade foram depositados em você, então faça o máximo para manter e multiplicar isso em sua carreira.

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